segunda-feira, 6 de novembro de 2017

A definição da música

Certa vez, durante uma entrevista, perguntaram ao compositor italiano Luciano Berio o que ele entendia por música: “Sinto-me tentado a responder que a música é a arte dos sons”, disse ele, “mas correria o risco de perguntarem o que é arte e então seria pior. Receio que me seja impossível responder; é uma pergunta difícil e, afinal de contas, meio indiscreta.”

Indiscreta e indelicada. Me faz lembrar das vezes em que me pediram para explicar uma piada, ou dos repórteres que perguntam a pessoas em situações trágicas o que elas estão sentindo, ou mesmo pérolas como “foi bom pra você”? Certas perguntas não se fazem.

Talvez Berio devesse ter usado uma das Respostas para eventuais Perguntas que John Cage tinha sempre na manga para ocasiões similares: “Trata-se de uma ótima pergunta, não irei estragá-la com uma resposta.”

Perguntas aparentemente inocentes que escondem grande violência (ou, no mínimo, ignorância). O que é música? Sei lá o que é música. Mas você é músico, deveria saber! Não sei: vivo do mistério.

Se insistirem, chamarei Agostinho em meu auxílio, apenas trocando tempo por música: “O que é, por conseguinte, o tempo? Se ninguém me perguntar, eu sei; se quiser explicá-lo a quem me fizer a pergunta, já não sei.” Ou Wittgenstein: a solução do enigma é que não há enigma.

Ou há?


Alberto Heller

2 comentários:

  1. Ufa! Antes tarde do que nunca. Estava na hora de suavizar aquela angustiante cruz anterior. Talvez possa ajudar a responder a questão: música é vida . ponto. Como o amor : não se define. É. ponto.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ou não (kkkkk – só pra polemizar). Beijo!

      Excluir